quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Genealogia Família Carvalho

 GENEALOGIA FAMÍLIA CARVALHO
HISTÓRICO

       Existem hoje, no Brasil, aproximadamente 855 famílias Carvalho. A maioria não tem parentesco entre si.
       Há registros escritos deste sobrenome em Portugal desde o século XII. A família Carvalho tem solar em Coimbra, fundado por D. Bartolomeu Domingues nas serras do Carvalho. Por isso, é um sobrenome toponímico: o nome da serra foi incorporado ao da família. O brasão da família é azul, com uma estrela de oito raios, encerrada numa caderna de crescentes de prata; e o timbre é um cisne de prata, membrado e armado de ouro, com a estrela do escudo no peito.
       Entretanto, a maior parte das famílias Carvalho tem origem no século XVII, quando os judeus ibéricos , temendo perseguição política e religiosa, adotaram sobrenomes portugueses relacionados, principalmente, a árvores e a profissões e se converteram à religião católica, ficando conhecidos como cristãos novos.

SIGNIFICADO DO SOBRENOME

 A palavra carvalho vem do latim car-u-alius quercus: árvore de características diversas (mais de trezentas variedades). É uma árvore de madeira dura, utilizada na construção civil e na marcenaria que pode chegar a 40 metros de altura. É muito resistente e bastante valiosa comercialmente.
Os carvalhos são árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o território português, mas atualmente está em extinção em Portugal.
Em sentido figurado, carvalho significa resistência, longevidade.
SOBRENOMES QUE DÃO ORIGEM À FAMÍLIA

PEREIRA: vem do latim pirus, -um, árvore de porte alto, tronco grosso, originária da Europa Central; exige clima ameno e produz o fruto conhecido como pêra.
                 O sobrenome indica a profissão do primeiro membro da família: cultivador de pereiras, produtor de peras, ou a origem toponímica: aquele que nasceu em alguma propriedade onde se cultivava peras. Foi muito adotado pelos cristãos novos.

CERDEIRA: vem do latim cerda, -ae que significa “aquele que vive nas coisas sujas”; por isso esta palavra é  usada para designar os porcos. Variante  SERDEIRA.
                      O sobrenome indica a profissão: criador e vendedor de porcos. Mas, foi também, um sobrenome imposto aos judeus que se recusavam a seguir as normas políticas e religiosas de Portugal. Era considerado um sobrenome ofensivo e humilhante pois, para os judeus, o porco é um animal impuro.

SIMÕES: vem do hebraico e significa “aquele que Deus escutou, atendeu”.
                 Em Portugal, o sufixo -ES indica “filho de”; portanto, Simões significa “os filhos de Simão, o judeu.”

SOUZA: deriva do latim saxa,-um, que significa seixo (pedra pequena, normalmente branca) e do português arcaico saixa, que dá nome aos pombos silvestres. Portanto, é um toponímico português que indica o lugar onde nasceu o primeiro Souza- um terreno pedregoso, habitat de pombos selvagens.
 É uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal. Variante: Sousa.
                               
SOBRENOMES VINCULADOS À PRIMEIRA GERAÇÃO BRASILEIRA

 OLIVEIRA: do latim oliva,-ae: árvore originária da região mediterrânea que produz a azeitona e o azeite. Planta sagrada entre os gregos e romanos, é considerada símbolo da ciência.
                    O sobrenome indica a profissão: cultivador de oliveiras, produtor de azeitonas, ou ainda a origem toponímica: significa que o fundador do tronco familiar era alguém que nasceu em alguma propriedade onde se cultivavam oliveiras. Sobrenome bastante adotado por famílias de cristãos novos.

 MATTOS RIBEIRO: Mattos vem do latim matta,-ae, significa “matagal, bosque cerrado de árvores de grande porte”.
                                   Ribeiro vem do latim riparia,-us, significa “margem de um rio pequeno, ribeirão.”
                                     Estes sobrenomes indicam que o fundador do tronco familiar vivia num bosque à margem de um riacho. Portanto, são toponímicos portugueses.

MOREIRA: do latim morus, -um,  árvore que produz amoras, possui tronco com casca fina e copa achatada. É natural das regiões temperadas da Ásia.
                  Sobrenome freqüente no norte de Portugal, indica a profissão: cultivador de amoreiras, vendedor de amoras,ou ainda, pode indicar o lugar onde nasceu o fundador do tronco familiar- uma propriedade onde se cultivava amoras.

SANTOS: do latim sanctus, significa “sagrado, puro, merecedor de todo respeito”. Tem origem católica e chegou a Portugal através da Itália e da França, onde foi adotado por diversas famílias de nobres.
                 O sobrenome indica que o primeiro membro desse tronco familiar nasceu no dia primeiro de novembro- dia de todos os santos.
                Mais tarde, foi adotado por famílias de cristãos novos.

SORIA: do latim suria, designava o tecido grosso vindo da Syria  e que era usado para fazer hábitos de monges e freiras.
                 Toponímico espanhol, indica que o fundador do tronco familiar era originário da cidade ou da província de Soria. Os historiadores ainda não encontraram uma explicação satisfatória para elucidar o motivo da província espanhola ter recebido esse nome. Uma das versões  dadas é que foi  D. Afonso VII quem deu o nome à cidade: ele encontrou, às margens do rio Douro, uma pedra imensa com um sinal gravado que parecia a letra S. Essa pedra estava próxima às ruínas de uma aldeia. D. Afonso reconstruiu essa aldeia, dando-lhe o nome de seu castelo Oria, acrescentando o “S” no início do nome, o que resultou em Soria.

FERNANDES: patronímico espanhol, significa “o filho do Fernando”.
                         Fernando é de origem germânica e chegou à Espanha por meio do latim Fernandus, que significa “defensor da paz”.
                          Sobrenome amplamente usado por famílias de cristãos novos.




CURIOSIDADES
1.     José Pereira Cerdeira de Carvalho veio para o Brasil em 12/11/1908, conforme registro em carteira militar portuguesa. Entretanto, não há registro de sua chegada ao Brasil.

2.     Em Portugal usava-se colocar nos filhos, primeiro o sobrenome do pai e, por último, o da mãe. Portanto, Pereira Cerdeira são sobrenomes do pai de José e Carvalho é sobrenome da mãe.

3.     Assim, também o sobrenome de Iracema: Simões é do pai e Souza é da mãe.

4.     Francisco Simões e Josefa de Souza chegaram ao Brasil em 18/11/1896, conforme registro em livro do Memorial do Imigrante/SP.

5.     José e Iracema casaram-se na cidade de Jaboticabal em 17/05/1913.A partir dessa data Iracema passou a assinar  IRACEMA DE SOUZA CARVALHO, conforme consta em seus documentos pessoais,muito embora haja a seguinte ressalva em sua certidão de casamento:”os contraentes continuarão a usar o mesmo nome de solteiros.”

6.     De acordo com despacho proferido pela Conservatória de Lisboa, em 2010, o nome da esposa de José foi registrado em Portugal como Iracema de Souza Carvalho.

7.     A palavra Serdeira é do português arcaico e, no século XIX, já estava em desuso em Portugal há muito tempo. Buscamos em sites portugueses de genealogia e não encontramos referência a famílias Serdeira, só Cerdeira.

8.     Na carteira militar portuguesa de José consta Cerdeira grafado com C mas na certidão de nascimento o sobrenome do pai, João, está grafado com S. Por esta certidão sabemos que os avós paternos de José eram Joaquim Pereira Serdeira e Rosa Conceição, e os avós maternos Joaquim José de Carvalho e Ignes Maria.

9.     EM 10/05/2005, por ordem do MM. Juiz de Direito da 7ª vara cível de Bauru foi retificado o nome de José Pereira Cerdeira de Carvalho para José Serdeira de Carvalho. Entretanto, a Conservatória de Registros Gerais de Lisboa/Portugal considerou indiferente esta alteração de sobrenomes, pois ficou provado que se referiam à mesma pessoa.

10.   Portanto, preferimos manter nesta pesquisa o sobrenome adotado por José e Iracema, por ser o que consta em seus documentos pessoais e nos da maioria dos parentes dos diversos ramos da família Carvalho.


DESCENDENTES DE JOSÉ PEREIRA CERDEIRA DE CARVALHO E IRACEMA SIMÕES DE SOUZA


·        JOSÉ PEREIRA CERDEIRA DE CARVALHO

Nasceu em 07 de janeiro de 1886 em Rio Covo, distrito de Aveiro (Portugal) e faleceu em 26/7/1941, na cidade de Campinas/SP, sendo enterrado em Jaboticabal/SP, onde residia. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Era ferroviário.

CASADO COM

·        IRACEMA SIMÕES DE SOUZA

Nasceu em 24 de outubro de 1897 em Jaboticabal e faleceu em 07/11/1988 na cidade de Mirandópolis, onde foi enterrada. Viúva, com seis filhos adolescentes para criar e uma pensão mensal reduzida, precisou fazer trabalhos manuais para complementar a renda familiar. Era crocheteira; especializou-se em enxovais para noivas. Gostava muito de ler e contar histórias; suas preferidas eram: Carlos Magno e os doze pares de França; Os cavaleiros da Távola Redonda.
  
·        FILHOS: Álvaro, Alice, Elói, Mercedes, Maria e Felisberto


1.     ÁLVARO DE CARVALHO - nasceu em São Carlos/SP em 07 de abril de 1915 e faleceu em 14 de outubro de 2005, na cidade de Bauru/SP. Eletricista da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Casou-se em Jaboticabal com ELZIRA FERNANDES e fixou residência em Bauru/SP. Nos dias de folga, prestava serviços em residências. Aposentado, passou a construir barcos de alumínio para complementar a renda familiar.Doente, foi internado num asilo onde viveu seus últimos dez anos de vida. 
           ELZIRA FERNANDES- nasceu em 20 de outubro de 1918 em Lusitânia /SP e faleceu em Bauru/SP no dia 07 de novembro de 2011. Foi costureira especializada em ternos masculinos e dona de casa. Nas horas vagas, ajudou o marido,Álvaro, a construir (eles próprios) a casa na rua Comendador Leite, Bairro da Boa Vista em Bauru, onde moraram até a velhice. Sem doenças graves, lúcida, viveu seus últimos anos na casa de sua filha mais nova.

Filhos: Adalberto, Adalgisa, Elza, Arlene , Carmem Lúci e Silvana

1.1-ADALBERTO DE CARVALHO -  casado em primeiras núpcias com Terezinha
Filhos: Adalberto Jr., Andreia, Álvaro Neto, Gustavo. Todos casados.

 1.1.1-Adalberto: casado em segundas núpcias com Velina 
Filho: Rafael -casado;filho: Eduardo.

1.2- ADALGISA DE CARVALHO – casada com Silvio Rasi.
Filhos: Gislaine, Gisele, Eduardo.Todos casados.

1.3 ELSA DE CARVALHO – casada com  Mario Kanô (falecido na cidade de Bauru).
Filhos: Viviana- casada com Roberto; filhas: Ami e Kimie.
  Stefania – casada com Anuar; filho: Ian.
  Melissa – casada com Gustavo;filha: Nina.

1.4- ARLENE DE CARVALHO – casada com Osvaldo Cruz (falecido na cidade de Bauru em 30 de janeiro de 1998).
Filhos: Cristiane-casada com Marcel; filhas: Vitória e Luísa                     
              Priscila - divorciada de Martim; filha: Anne Sophie.  
  Osvaldo – casado com Simone Ribeiro.

1.5-CARMEM LUCI DE CARVALHO- casada com Holmes Campanelli Costa (falecido na cidade de Bauru em13 de março de 1995).
Filhos: Marcelo- casado com Luana; filho: Luca.
 Ricardo  – filha: Letícia.
 Casado com Alcione Cristina; filhos: Nicolas, AnaLuísa e Vitória Maria.
 Luciana-casada com Bruno; filha: Mariana.                    

1.6- SILVANA DE CARVALHO- casada com Francisco Garcia Neto
Filhos: Felipe e Renato (solteiros).
***
2.ALICE DE CARVALHO : nasceu em São Carlos/SP em 15 de setembro de 1919.Era dona de casa. Muito prendada, costurava vestidos de festa para as filhas; bordava roupas e toalhas finíssimas, além de fazer tricô e crochê. Casou na cidade de Pontal com ALCINDO DE OLIVEIRA. Franzina, com saúde delicada, mas lúcida, viveu seus últimos anos sozinha, na sua própria casa. Internada com graves problemas respiratórios no Hospital Beneficência Portuguesa, em Bauru, faleceu em 30 de junho de 2011.
    ALCINDO DE OLIVEIRA- nasceu em Pontal/SP no dia 24 de fevereiro de 1913 e faleceu em 06 de abril de 1973, na cidade de Iacanga/SP. Era Exator da Coletoria Estadual de São Paulo em Iacanga. Seu maior entretenimento era pescar. Também gostava de viajar e frequentar o clube da cidade com os amigos. No final da vida , ficou muito doente e foi várias vezes internado.
                -> Filhos: Ércia, Djalma, Gilberto, Vânia.
2.1- ÉRCIA – casada com Waldomiro Montes (falecido em 24/05/2009, na cidade de São Paulo).
              Filhos: Valdomiro Jr - casado com Telma; filhas:
                                                               - Anna Beatriz, Maria Isabel.

                           Vivian- casada com Ariel (segundas núpcias); filhas:
                             - Leticia, Helena

                                                                                                                 2.2 DJALMA (falecido em 26/ 12/2000, na cidade de Iacanga) - casado com Maria José Pereira
                                  Filhos: Iamara – casada com Joanício; filhas:
                  - Mariana, Isabela, Luísa.
                                  Ciomara -  casada com Valdir; filha:
                  - Bethina Maria.
Luiz Renato (falecido na cidade de Iacanga) – casado com Maria Aparecida (Zezé); filhas:
         
                       -Marina e Lavinia.


2.3- GILBERTO (falecido em 24/02/2008, na cidade de São Bernardo do Campo)- casado com Zulmira dos Santos Tambelini
                  Filhos: Alcindo e Leandro (casados), Gilberto Filho.
                  
2.4- WÂNIA- casada com José Aparecido Stevanato
        Filhos:- Josy - casada com Thiago. Filha: Clara.
                                 -Jefferson e Júlia ( solteiros).          
***

3. MERCEDES DE CARVALHO.  Nasceu em 24 de junho de 1922 em Dois Córregos/SP e faleceu em 09 de dezembro de 2005, na cidade de Ribeirão Preto. Era telefonista e dona de casa. Casou-se com JOÃO MATTOS RIBEIRO na cidade de Terra Roxa/SP. Seu passatempo favorito era levar as filhas para passear no bosque e nos parques da cidade. Também adorava ser fotografada com a família. Doente, foi internada num asilo, vindo a falecer poucas semanas depois. 
   JOÃO MATTOS RIBEIRO-natural de Franca/SP. Era Contabilista.Trabalhou em várias cidades do interior de São Paulo. Quando fixou residência em Ribeirão Preto com a família, tornou-se trabalhador informal. Fabricava cintos e bolsas de couro para vender; prestava assistência técnica residencial para aparelhos eletrodomésticos; tornou-se fotógrafo amador. Gostava de teatro, cinema e de passear com a família nos pontos turísticos da cidade. Doente, foi internado no Hospital das Clínicas , na cidade de Ribeirão Preto, onde faleceu em 16 de abril de 1980.
                Filhas: Célia Mariza, Maria José

             3.1-CÉLIA MARIZA– casada com João Moreira da Silva
               Filhos: Alexandre, Rodrigo,  João. Todos casados e com filhos.

           3.2- MARIA JOSÉ- casada com Carlos Alberto Gomes (falecido na cidade de 
                    Ribeirão Preto).
Filhos: - José Maria (falecido, era solteiro).
            - Eduardo (solteiro)
            - Henrique (solteiro)
            - Renata (casada, uma filha)
 
                                          ***

 4. ELÓI PEREIRA DE CARVALHO . Nasceu em Dois Córregos/SP em 07 de dezembro de 1924 e faleceu em 09 de dezembro de 2009, na cidade de Andradina.O único irmão Carvalho a manter também o sobrenome Pereira e a repassar para os filhos. Casou-se em Bebedouro com MATILDE SORIA. Era Chefe de Estação da Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Aposentado, fixou residência na cidade de Andradina/SP onde foi trabalhar no comércio, como cobrador, para complementar a renda familiar. Muito doente nos últimos anos três anos de vida, foi tratado em casa pelos filhos. 
       MATILDE SORIA-nasceu em Bebedouro/SP no dia 04 de março de 1926 e faleceu em Andradina/SP em 14 de setembro de 2011. Era dona de casa. Tinha grande habilidade manual e gostava de fazer colchas e tapetes de retalhos com os quais presenteava os amigos, filhos e netos. Muito doente, viveu seus últimos cinco anos de vida em uma cama, cuidada por seus filhos. 
->  Filhos: Guaracy, José Daniel, Antonio Marcos, Sérgio Luiz,  Laerte, Eloísa; Eliete e Eliane (gêmeas).

             4.1-GUARACY P. DE CARVALHO – casado com Satiko Tazima
                ->Filhos: Andrea, casada com Guido; filho: João Pedro.
                                 Adriano. Solteiro.                                                                                                               
             
              4.2- JOSÉ DANIEL P. DE CARVALHO – solteiro.

4.3 - ANTONIO MARCOS DE CARVALHO - casado com Marlene  Roberto.           
-> Filhos: -Rodrigo, casado com Deise; filhos: Guilherme e Gustavo.
            
                                 -Rogério, filho: Eduardo.Casado em segundas núpcias com Andréia;                       
                                                     filho: João Pedro.
                                   - Roberta, casada com Alexandre M. Buzzo; filha: Giovanna.

              4.4- SÉRGIO LUIZ P. DE CARVALHO – casado com Sônia Aparecida Vieira
                -> Filhos: - Sandra, casada com Marinho; filhos: Luigi e Gianluca.
                                    -Suziara, casada com Rafael; filha: Gabriela.

               4.5- LAERTE P. DE CARVALHO – casado com Neuza da Silva Santos
->Filhos:-Laerte Filho, casado com Giselle Stella Moura; filhos: Bianca e
                  Laerte Neto . Solteiros. 

                 -Patrícia, casada com Henrique Ramos. 
    
                 4.6- ELOÍZA P.  DE CARVALHO – casada com José Luiz Meira Alves
                       Não têm filhos.

                 4.7- ELIETE P. DE CARVALHO -divorciada de  José Roberto Tavares
                    -> Filho: José Roberto Jr.

                  4.8- ELIANE P. DE CARVALHO – casada com Milton dos Santos (falecido)
                         Não têm filhos.
***

5. MARIA DE CARVALHO-Nasceu em 30 de novembro de 1926 em Jaboticabal/SP.  Foi chefe do Posto Telefônico de Mirandópolis/SP, onde fixou residência. Aposentada, passou a fazer trabalhos manuais : frivoletê, tricô, renda turca , bordados e pintura em tecidos. Especializou-se no crochê. Casou-se com LUIZ MOREIRA  na cidade de Terra Roxa/SP.
    LUIZ MOREIRA- nasceu na cidade de Sertãozinho/SP em 22 de novembro de 1919. Quando mudou-se com a família para  a cidade de Mirandópolis, abriu a "Tapeçaria São Luiz" onde trabalhou até o fim da vida. Seu passatempo favorito era a pescaria. Em 1978 curou-se de um câncer no estômago. Em 1985 sofreu um AVC ficando com a saúde debilitada. Em 1991, sofreu outro AVC sendo internado no Hospital Austa em São José do Rio Preto/SP onde faleceu no dia 24 de setembro do mesmo ano.
                    -> Filhos: Gracia Maria, Maria Luzia, Luiz Alberto.

5.1- GRACIA MARIA - casada com Antoneli Antonio Secanho (falecido em 12/ 10/ 2004, na cidade de Caraguatatuba)
                       -> Filho: Antonelli Antonio (solteiro).

5.2- MARIA LUZIA – falecida em 04/01/2007, na cidade de Andradina. Era solteira.

                     5.3- LUIZ ALBERTO -  casado com Antonia Angélica Tinti.
                       -> Filhas: Camila e Bruna. Solteiras.
                                         Daniela - casada com Fernando
***
6. FELISBERTO DE CARVALHO – Nasceu em 25 de novembro de 1928 em Jaboticabal/SP. Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo; aposentado. Estudou música, tendo-se especializado no pistão( trompete). Nas férias e feriados, tocou em vários conjuntos musicais que se  apresentavam em festas e bailes. Além do pistão, ainda toca saxofone, violão  e teclado.Casou-se com MARIA THEREZA DOS SANTOS em Iacanga/SP. Fixou residência em Bauru onde vive até hoje.
       MARIA THEREZA DOS SANTOS-nasceu em29 de dezembro de 1935 na cidade de Ibitinga/SP  e faleceu em Bauru/SP em 28 de junho de 2006. Era dona de casa. Seu maior dom era a cozinha. Nos finais de semana e feriados, gostava de reunir a família- filhos, genros, nora e netos- em sua casa e fazer pratos especiais para o almoço e/ou jantar. Nos últimos três anos de vida, ficou doente e foi tratada em casa pelos filhos.
                      -> Filhos: Marisa, Heloísa, Cássia, Felisberto Jr.

6.1 MARISA DE CARVALHO – casada com João Francisco Quequim
                         -> Filhos: Rodrigo, Natália ( solteiros).

                     6.2- HELOÍSA DE CARVALHO – casada com Jarbas Abrantes
                        -> Filhos: Rafael, solteiro.
                                          Danieli, casada com Vinicius Gomes de Oliveira. Filha :Helena  
                                         

6.3- CÁSSIA DE CARVALHO – casada com Heraldo Marinho do Nascimento
                        -> Filhos: - Pedro (falecido). Era solteiro.
                                            - Lucas (solteiro).

6.4- FELISBERTO DE CARVALHO JR. – casado com Maria Cristina Entpke
                           -> Filha: Anelise.

***

“  Enquanto alguém mantiver o registro e lembrar de seus antepassados, eles não estarão mortos de fato.”
                                                             Provérbio Popular
                                                                    ***
                                      
FAMÍLIA DE JOSÉ PEREIRA CERDEIRA DE CARVALHO

PAI: JOÃO PEREIRA SERDEIRA , nasceu em Bragança, Portugal e faleceu no Brasil, sendo enterrado na cidade de Jaboticabal/SP.
MÃE: CAROLINA DE CARVALHO , nasceu em Bragança e faleceu em Rio Covo, Portugal, onde foi enterrada.   
IRMÃOS: JOAQUIM, APOLINO, MADALENA .

               JOAQUIM: nasceu e faleceu em Portugal, onde foi enterrado.
                                   Casado, no Brasil, com ANITA RAMOS
                                    Filhos: Vinebaldo, Edla, Oraldo, Gil, Laerte, Irineu.

APOLINO: nasceu em Portugal e faleceu na cidade de São Paulo/SP.
Casado, no Brasil, com Maria Rosa.
                                    Filho: André.
                                   
MADALENA: nasceu em Portugal e faleceu na cidade de Jaboticabal/SP. Era cega. Solteira.

FAMILIAR ILUSTRE:  PROF. DR. LAERTE RAMOS DE CARVALHO      
                                   Formado na USP pela FFCL. Filósofo. Pedagogo conceituado. Palestrante famoso nos meios universitários do país. Professor emérito da USP. Reitor da UNB. Seu nome foi dado a diversas escolas do país. Sua biografia pode ser encontrada em vários sites .


                                                                        ***

               FAMÍLIA DE IRACEMA SIMÕES DE SOUZA

PAI: FRANCISCO SIMÕES – nasceu em Portugal e faleceu na cidade de Jaboticabal/SP, onde foi enterrado.
MÃE: JOSEFA DE SOUZA – nasceu em Portugal e faleceu na cidade de Lusitânia/SP, onde foi enterrada.
IRMÃOS: - JOÃO, MÁRIO , JÚLIA, JAIME.

JOÃO: - nasceu em Portugal e faleceu na cidade de Maracaí/SP.
              Casado, no Brasil, com EMÍLIA
               Filhos: Nair, José, Nina.

MÁRIO: - nasceu em Jaboticabal e faleceu na cidade de Presidente Prudente/SP.
                Era casado com CONCEIÇÃO.
                 Filhos: Josefa, Flávia, Mário, Eunice, Francisco, Dirce, Elvira.

JÚLIA: nasceu em Jaboticabal e faleceu na cidade de Ribeirão Preto/SP.
             Era casada com ÂNGELO MARCCHI.
             Filhos: Rubens, Rute, Edite, Maria Aparecida.

Jaime: - nasceu na cidade de Jaboticabal e faleceu na cidade de São Pedro/SP.
                Era casado com MERINA.
                Filhos: Edmundo, Elba, Antonieta, Jaime Filho, Abel.

FAMILIAR ILUSTRE:
MÁRIO SIMÕES DE SOUZA: um dos fundadores da cidade de Presidente Prudente, ali constituiu família. Foi combatente na Revolução Constitucionalista de 1932 . Presidente da Associação dos Pioneiros de Presidente Prudente. Cidadão exemplar, muito bem conceituado, teve seu nome dado à principal rua da cidade. Sua biografia pode ser lida no site da cidade.

                                                                         *** 

                                                         CURIOSIDADES II
 
1.     João Pereira Serdeira e Carolina de Carvalho eram agricultores, proprietários       de terras em Rio Covo, Portugal.

2.     Francisco Simões era lenhador.

3.     Josefa de Souza era costureira, especializada em camisas masculinas.

4.  Joaquim Pereira Cerdeira de Carvalho levou a família para passear em Portugal, para que conhecessem seus pais e demais parentes. Logo após a chegada, sua mãe (Carolina) faleceu e, em seguida, o próprio Joaquim. Então, sua esposa, Anita, vendeu as terras da família e voltou para o Brasil, trazendo o sogro João para morar em nosso país.

5.  Os sobrenomes Fernandes e Pereira estão entre os dez mais processados pela inquisição portuguesa, por crime de judaísmo. Foram 132 Fernandes e 124 Pereira, de acordo com sites sefarditas (judeus espanhóis e portugueses) pesquisados.

6.     Brasão da família:
·        Caderna: reunião de quatro peças semelhantes à escudo da família.
·        Crescente: forma de meia lua
·        Membrado: com asas

7.     Esta não é uma pesquisa genealógica profunda, mas procurou abarcar seis gerações da família, a saber: -primeira geração: os pais de José e de Iracema; segunda geração: o casal; terceira geração: os filhos do casal; quarta geração: os netos; quinta geração: os bisnetos; sexta e última geração: os trisnetos. Esperamos pela vinda dos tataranetos.

***

BIBLIOGRAFIA

Bueno, Francisco da Silveira- Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa, Ed. Lisa S.A.,2ª ed.,São Paulo,1988.Vol. II, VII, IX, XII.

Coutinho, Ismael de Lima- Gramática Histórica, Ed. Livraria Acadêmica, 6ªed., RJ, 1972

Faria, Ernesto- Dicionário Escolar Latino-Português, Mec, 4ª ed., RJ, 1967
Real Academia Espanhola- Diccionario Manual e Ilustrado de La Lengua Española, Ed. Esparsa-Calpe S.A, 2ª ed., Madrid, 1968

                                           OUTRAS FONTES
-Informações acerca do sobrenome Cerdeira/Serdeira foram prestadas pelo ilustre lingüista Prof. Dr. Rodolfo Ilari.

“A vida dos mortos está na memória dos vivos.”
                                                                                       Cícero

                                                                           ***

                                                OBSERVAÇÕES FINAIS

Agradecemos a Alice, Maria e Felisberto pelas informações sobre nossos antepassados, que muito nos auxiliaram nas pesquisas sobre a família.
Agradecemos, também, a todos os familiares que contribuíram para essa  pesquisa genealógica, prestando informações sobre seus entes queridos.
Aguardamos sugestões; correções de eventuais erros em nomes e datas; informações que complementem nossa pesquisa. Agradecemos as novas colaborações que servirão para montar a árvore genealógica com dados completos sobre os diversos ramos familiares dos Carvalho.

                 Pesquisa realizada por Gracia Maria Moreira Secanho no ano de 2010
                                                               Atualizada em maio/2020

55 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho que realizou. Sabemos como foi difícil resgatar memórias valiosas como estas. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Interessante e de grande valor para as famílias aí relacionadas.Uma pesquisa satisfatória, que denota muito empenho e dedicação,mas cujo resultado, com certeza,alcançou seu objetivo.Completa a pesquisa de forma esclarecedora com o item "curiosidades".Gostei muito, inspirador...Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Pesquisas como esta são difíceis e trabalhosas, mas proporcionam um belo resultado. Tudo está expresso de forma clara, facilitando a compreensão. Parabenizo pela dedicação e organização deste blog!

    ResponderExcluir
  5. Gracia,

    Que idéia bacana e um trabalho maravilhoso!
    Demorei para viisitar o blog, pois nao sei se minha mae te contou que eu estava no exterior realizando um projeto pessoal e só agora no meu retorno que ela me entregou seu material.

    Você está de parabéns!

    Querendo visite o meu blog da minha viagem www.fomosveromundo.wordpress.com

    obs: O nome da minha mãe é Wania com W, o Tio Waldomiro pai é com W o nome, e o filho está certo com V mesmo. O nome correto da filha do Tio Djalma é Ciomara. O leandro fiolho do Tio Gilberto Casou-se.

    Abraços

    Jefferson

    ResponderExcluir
  6. Gracia,
    Parabéns pelo seu blog.
    Muito bom seu trabalho sobre a origem da sua família e é bem interesante saber a origem dos sobrenomes. Aprendi sobre um dos meus sobrenome, o Sousa.
    Nós sempre temos alguma coisa em comum.
    Abraços,
    Ligia

    ResponderExcluir
  7. Olá Gracia, sou nora do Laerte (Filho do Elói e Mathide), tem umas alterações ai pra colocar...
    No caso dona Mathilde faleceu dia 15/09/2011.
    O filho do Laerte no caso é Laerte Filho e não Junior como esta postado. E a filha do Laerte é casada com Henrique Ramos. Obrigado. Gde bjo...Giselle Stela Moura de Carvalho.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Também faço parte de uma família carvalho. Como faço para lhe mandar os dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você pode se comunicar comigo aqui pelo blog mesmo. Entretanto, devo dizer que esta pesquisa foi referente à família de meus avós e bisavós. Mas, se eu puder ajudá-lo com alguma informação, estou à disposição.

      Excluir
  9. Olá,
    Faço parte da família Carvalho, meu tataravó venho direto de Portugal por volta de 1890 a 1900 com marítimo, chegando em Paranaguá - Paraná, pode ser que tenhamos algo em comum, se quiser conversar deixo meu e-mail para comunicação. adrianomcarvalho1@gmail.com.

    Abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos parentes no Paraná. Nossa família está toda no Estado de São Paulo. Obrigada pelo seu interesse..

      Excluir
    2. minha família é Carvalho e está em Paranaguá a muitas gerações, principalmente nas ilhas em volta.

      Excluir
  10. Bom dia. VC tem algum documento sobre a família Carvalho no Piauí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho nada, pois nossa familia está totalmente radicada aqui no Estado de São Paulo

      Excluir
    2. Meu avô materno era do Piauí também. Como saber sobre a família Carvalho no Piauí?

      Excluir
    3. Meu avô materno era do Piauí também. Como saber sobre a família Carvalho no Piauí?

      Excluir
    4. Existe uma comunidade da família Carvalho aí no Piaui. Procure entrar no facebook- digite familia carvalho -Piaui- e você poderá ter contatos com pessoas de várias famílias daí. Boa sorte!

      Excluir
  11. Gostaria de saber sobre familia Carvalho de Ibitinga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há noticias de família com sobrenome Carvalho já na época dos pioneiros que vieram com Miguel Landim lá de Minas Gerais. Para saber se você é descendente desses pioneiros, é só consultar o arquivo da Cúria Diocesana de São Carlos.
      Com o passar dos anos, outras famílias com o mesmo sobrenome estabeleceram residência aí em Ibitinga. A Igreja do Bom Jesus também tinha um arquivo de certidões de nascimento e de óbito. Creio que você poderá consultá-los também. Outra possibilidade é consultar seus avós e/ou tio-avós para saber de onde vieram.
      Boa sorte!

      Excluir
  12. Gostaria de Saber de Carvalhos que Migraram para o norte do Brasil ..mais definidamente Sergipen

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de Saber de Carvalhos que Migraram para o norte do Brasil ..mais definidamente Sergipen

    ResponderExcluir
  14. Oi, Felipe
    Existe família Carvalho em Sergipe desde a colonização do Brasil. As primeiras famílias eram de nobres, cristãos novos(descendentes de judeus) degredados e ciganos que se fixaram no Nordeste. No século XIX chegaram os portugueses pobres e se misturaram(casaram) com pessoas de outras famílias portuguesas, negras ou mestiças.
    A maioria dos Carvalho atuais, descende de membros da família de um engenho da Bahia. Em Recife, a maioria dos Carvalho descende de judeus(cristãos novos))
    Também é bom lembrar que os portugueses que vieram para o Brasil nessa época eram da região norte de Portugal.
    Para você saber de onde vieram seus ancestrais, é preciso consultar as certidões de casamento e óbito de avós, tios-avós, bisavós etc Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Ola meu nome e nilceia pereira de Carvalho , meu pai Jose pereira de Carvalho , nao Tenho muitas informacao a respeito da minha familia por parte de pai , Sei que e de marilia São Paulo . Sabe me dizer se a registro deste sobreno em marilia?

    ResponderExcluir
  16. Ola meu nome e nilceia pereira de Carvalho , meu pai Jose pereira de Carvalho , nao Tenho muitas informacao a respeito da minha familia por parte de pai , Sei que e de marilia São Paulo . Sabe me dizer se a registro deste sobreno em marilia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Anselmo
      A família Pereira de Carvalho é pioneira em Marilia. Theodoro Pereira de Carvalho mudou-se de Rincão para Marilia em 1928; casou e teve seis filhos e vários netos, muitos dos quais ainda moram lá. Ele foi vereador, sócio fundador da Casa de Saúde e proprietário de uma máquina de arroz. Há uma rua com o nome dele, assim como um núcleo habitacional. Portanto, há sim, famílias com esse sobrenome em Marília.

      Excluir
  17. Minha família é carvalho da Paraíba
    Gostaria de saber mais sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A história do sobrenome Carvalho na Paraíba se confunde com a história de outros Estados nordestinos. Sabemos que entre os primeiros colonizadores do Brasil e aventureiros aqui chegados, vários tinham o sobrenome Carvalho.
      No século XIII, a Paraíba, assim como outros Estados nordestinos, passou a pertencer a Pernambuco e as familias desses Estados se misturaram muito.
      Durante a revolta de 1817 contra o domínio português, destacou-se um revoltoso de nome José Peregrino de Carvalho que logo foi preso e enforcado.
      Na época do cangaço, a poderosa e numerosa família dos
      Carvalho, rival da família dos Pereira, também teve descendentes que se instalaram na Paraíba.
      Mais rentemente, portugueses pobres instalaram-se em todo o Nordeste brasileiro.Entre eles, várias famílias de sobrenome Carvalho. A maioria não tinha parentesco
      entre si.
      E na atualidade, podemos notar que Carvalhos de vários Estados brasileiros instalaram-se no Nordeste, inclusive na Paraíba.
      Espero que você possa aproveitar essas informações e descobrir a origem de sua família. Aconselho a consultar certidões de pais , avós, bisavós etc

      Excluir
  18. https://www.facebook.com/groups/1544128505882918/

    ResponderExcluir
  19. Acredito ser da família Carvalho vinda de Portugal para Pernambuco. Meu avô paterno era José Pereira de Carvalho (brasileiro). Não sei muita informação, mas gostaria de reconstruir o caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaiza
      Em primeiro lugar, você deve consultar as certidões de nascimento de seu pai para saber o lugar onde ele nasceu e verificar onde seu avô paterno morou. Também é necessário verificar a certidão de casamento de seu avô para saber se ele se casou no Brasil e em qual cidade ou se já veio casado de Portugal.Com essas informações, você deve consultar a chegada de navios de imigrantes no Rio de janeiro, pois a maioria dos portugueses que entraram no Brasil no final do século XVIII e inicio do XIX foram primeiro para o Rio de Janeiro e depois para o Nordeste.
      Portanto, você precisa saber exatamente o ano da chegada de seu avô ao Brasil para acompanhar o itinerário dele por aqui.
      O Estado do Rio de Janeiro tem vários arquivos sobre os imigrantes e você pode acessá-los pela internet
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi, Thaiza
      Corrigindo: Você deve verificar a certidão de casamento de seu BISAVÔ ( eu digitei avô) ou pegar informações com seus parentes mais antigos para saber a origem de seu bisavô.

      Excluir
    3. Oi, Thaiza
      Corrigindo: Você deve verificar a certidão de casamento de seu BISAVÔ ( eu digitei avô) ou pegar informações com seus parentes mais antigos para saber a origem de seu bisavô.

      Excluir
  20. Olá minha familia Carvalho é de São José de Mipibu no Rio Grande do Norte, estou tentando encontrar mais informações a respeito. Meu Avô Pedro de Carvalho nasceu em São José em 1921 e o pai dele também Pedro de Carvalho nasceu em São José em 1897, sei que o Pai deste ultimo Pedro de Carvalho se chamava Joaquim José de Carvalho e foi casado com Joana Olivia, se alguem tiver mais informações por favor entre em contato > hilton.kbr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hilton
      Você deve basear sua pesquisa no seu objetivo principal: você pretende conseguir informações a respeito de seus antepassados ou quer conhecer familiares mais próximos a sua época?
      No primeiro caso, você deve procurar a Igreja Católica mais antiga de S.J. do Mipibu, pois a igreja sempre tem arquivos dos antigos moradores. Se a Igreja não tiver, vai recomendar que você vá até a Diocese. Você deve pedir uma cópia da certidão de batismo de seu trisavô Pedro,nascido em 1897.
      Se, ao contrário, você quiser informações mais recentes, procure o cartório mais antigo da cidade e peça cópia da certidão de óbito de seu avô Pedro, nascido em 1921. Nesta certidão deve constar o nome de seus tios-avós(filhos de seu avô). De posse dessas informações ficará bem mais fácil encontrar os parentes.
      Boa sorte!

      Excluir
  21. Também tenho Carvalho no meu nome. E até onde eu sei, segundo algumas informações de familiares, foi de familiares que moravam na Alemanha e se mudaram para a fronteira de Áustria com Hungria e fugiram para o Brasil após o término da Primeira Guerra Mundial. Queria me aprofundar mais no assunto, mas é difícil conversar com meus familiares por morarem longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, BRUNO
      Se seus antepassados viviam na Alemanha, mas se mudaram para a fronteira da Áustria após a 1a Guerra e vieram para o Brasil com o sobrenome Carvalho é muito provável que fossem judeus.
      No início do séc. XX já havia perseguição aos judeus na Alemanha, embora de forma menos sistemática. Em 1933 Hitler conquistou o poder e logo criou um sistema de DEPORTAÇÃO VOLUNTÁRIA com o intuito de expulsar todos os judeus da Alemanha, ao mesmo tempo que as agressões se tornavam + violentas e repressivas. Os judeus davam todos seus bens para o governo e saíam do país só com a roupa do corpo e objetos pessoais. Muitos se fixaram na Áustria e na Polônia.
      Mas em 1938 a Alemanha invadiu a Áustria, anexando-a.Teve início então, a DEPORTAÇÃO FORÇADA dos judeus. Além de dar todos os bens, tinham que PAGAR para sair do país.
      Foi aí que muitas famílias mudaram o sobrenome judeu para nomes de árvores, cidades, animais, como seus antepassados haviam feito na época da Inquisição. Carvalho é um dos sobrenomes adotados pelos judeus.
      Mas, para você ter certeza da origem de seus familiares, é preciso:
      1.procurar saber em qual região eles aportaram no Brasil e o ano que aqui chegaram, pois isso facilita muito a pesquisa;
      2.consultar documentos antigos da família e os registros disponíveis em cartório;
      3.verificar se os antepassados eram morenos ou loiros. Isso vai determinar o rumo da pesquisa.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Até onde sei eram morenos, segundo o que diz minha mãe, mas não sei ao certo absolutamente nada.

      Excluir
  22. João Carlos de Carvalho Silva10 de junho de 2017 às 17:01

    Gostaria de saber mais sobre o sobre nome "Carvalho"em especial, vindo de Campina Grande na Paraíba, pois, o meu "Carvalho"é por parte de meu Avô materno (José Soares de Carvalho) que nasceu em Campina Grande em 1906. quem puder me ajudar me contaactar no e-mail joca.carvalho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite João meu chamava José soares de carvalho ta meu registro de nacimentoe ele era dos lado da baia perto de vitoria da conquista

      Excluir
  23. OI, João Carlos
    Se seu avô materno for o ilustre educador Prof.José Soares de Carvalho, sogro do médico e ex prefeito de Guarabira, será fácil você conseguir informações. Entre em contato com a EEEFM Prof. José Soares de Carvalho em Guarabira/PB e peça a biografia do patrono da escola. Você pode pesquisar também na Biblioteca municipal de Campina Grande.
    Mas se seu avô for um homônimo, isto é, alguém com nome igual ao do professor, você precisará pesquisar nos documentos da família: certidões de nascimento, casamento, óbito etc
    Na Paraíba, assim como em todo o Nordeste há muitas famílias de sobrenome Carvalho que não são parentes.

    ResponderExcluir
  24. O nome do médico e ex prefeito de Guanabira é João Soares Pimentel Filho. A Familia Carvalho chegou na Paraíba com o terceiro governador geral(época da colonização) e se espalhou por vários municípios.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. O nome do médico e ex prefeito de Guanabira é João Soares Pimentel Filho. A Familia Carvalho chegou na Paraíba com o terceiro governador geral(época da colonização) e se espalhou por vários municípios.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. olá Gracia Maria, quero parabenizar pelo conhecimento sobre os carvalhos, gostaria de saber sê tem alguma informação que possa ajudar da família Souza Carvalho da Bahia, em especial da cidade de Jacaraci BA, urandi ba e caculé BA. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pessoal
      Obrigada pelas palavras gentis e incentivadoras.
      Acredito que, em determinada época, alguém da família Souza casou-se com alguém da família Carvalho, originando o sobrenome Souza Carvalho.
      O sobrenome Souza,na época do descobrimento do Brasil,era muito respeitado em Portugal e pertencia a
      famílias nobres. O primeiro governador geral do Brasil trouxe esse sobrenome para cá, pois se chamava Tomé de Souza. Aqui, esse sobrenome se popularizou e muitos negros alforriados(livres) e índios que se converteram à religião católica adotaram o sobrenome Souza.
      O sobrenome Carvalho, embora de origem nobre, é muito comum entre os portugueses e também brasileiros que adotaram esse sobrenome, assim como algumas famílias de judeus. No século XX muitas famílias Carvalho mudaram de Minas Gerais para a região em que vocês moram e em Minas ainda existem algumas famílias Souza Carvalho.
      Assim, é preciso que vocês saibam a que etnia pertenciam seus avós e bisavós. Eram portugueses? Ou eram descendentes de negros ou índios? Acredito que consultando seus parentes e pessoas mais velhas ligadas à família, vocês conseguirão encontrar as origens de seus antepassados.
      Boa sorte!

      Excluir
  27. Olá, Gracia! Parabéns pelo seu trabalho muito bem elaborado. Pelas respostas que você deu aos demais colegas, demonstrou um amplo conhecimento histórico e longos anos de pesquisa. Maravilha!! Pessoas como você faz a diferença!!

    ResponderExcluir
  28. OI, obrigada pelas palavras tão gentis.
    abraços

    ResponderExcluir
  29. Oi, Oscar
    Estive um tempo impossibilitada de digitar, e só agora consigo responder a você . Se eu souber de alguém que queira seus trabalhos, fique tranquilo que enviarei para você.
    Parabéns por seu trabalho.

    ResponderExcluir
  30. Olá, gostaria de saber se tem informações dos carvalho de Buritizal-Sp. E se eles tem ligações com os Carvalho que mencionou na sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  31. moro em Presidente Prudente, meus pais vieram de Lençois Pta, meus avós tinham familiares tambem em Bauru, o qual tenho tio avo que foi pioneiro em Bauru, e que a rua BATISTA DE CARVALHO, em sua homenagem, mas segundo informações de meu pai todos Batista de Carvalho, vieram do estado de MINAS GERAIS





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Peço desculpas, pois estou um ano atrasada...
      João Batista de Carvalho era mineiro nascido em Poços de Caldas. Assim como muitos outros mineiros, a família dele veio para o interior de SP, à procura de trabalho.
      Ele fixou residência em Bauru, onde tinha uma venda na rua em que, posteriormente, passou a ter o seu nome. Hoje é a rua mais famosa da cidade.

      Excluir
  32. Meus avós ebis avô s também densendençia portugesa jose soares de carvalho estou aprocura ja encontrei algunsai na baia mais falta muita jente alguns ja São falecidos só q continu procurando sou neta e bis neta de portuges mim chamo teresa

    ResponderExcluir
  33. Meu pai se chama Osvaldino Carvalho de Sá (não sei do seu paradeiro me deixou quando tinha um ano de vida gostaria muito conhece-lo) sei que morava em Vitória da Conquista BA se alguém poder me dar alguma noticia dele ...agradeço pela ajuda e que deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber como descubro minha descendência , o meu nome e Leonardo Guilherme Menezes de Carvalho , alguém pode me dá uma dica simples ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonardo
      É Preciso ter mais informações a respeito de sua família para se conseguir informações confiáveis.
      Boa sorte.

      Excluir